Qual a relação da Cloud Computing com a inovação tecnológica das organizações?

Qual a relação da Cloud Computing com a inovação tecnológica das organizações?

Termos como Globalização e Cloud Computing tem se tornado cada vez mais frequente e popular no mundo dos negócios. Hoje em dia tudo parece acontecer para a inovação, tecnologia e claro a “nuvem” que permite o uso de recursos da computação através de uma conexão. Mas qual a relação entre todos esses termos? Quais são esses recursos? E por que o mercado de negócios busca cada vez mais demandas relacionadas a esses conceitos?  

Se o assunto de Cloud Computing está presente no seu dia-a-dia ou você está buscando novas atualizações e respostas para as perguntas acima, continue lendo esse artigo! 

A busca constante por recursos de tecnologia que promovam avanços em todos os pilares de uma organização tem se tornado cada vez mais constante no mercado, gerando um processo natural competitividade entre as companhias, que buscam em investir em ferramentas que tragam como resultado inovação e estimule a gestão empresarial para aperfeiçoar seus serviços e se destacar no mercado com seus concorrentes.

A Cloud Computing está entre os recursos tecnológicos mais procurados para investimentos entres as empresas de diversos segmentos atualmente.

Mas o que é esse recurso de forma geral?

O conceito da Cloud Computing se baseia em usar nossa conectividade, internet para armazenar nossos dados em uma nuvem, podemos considerar também um servidor remoto que conseguimos acessar de qualquer lugar.

Se o conceito ao pé da letra ainda não ficou claro, vamos aos exemplos!
Com certeza ouvir música através de um aplicativo como Spotify, Deezer está no seu dia-a-dia, não é? Ou você já viu um filme usando Netflix ou plataforma similar.

Caso você utilize esses recursos no seu dia-a-dia, você usufrui dos recursos da computação em nuvem. Existem uma variedade de serviços que utilizamos no nosso dia- a-dia que utilizam computação em nuvem. Mas qual a semelhança entre todos eles?

Ambos conseguem ser acessados de qualquer dispositivo, não requerem downloads, são acessados de qualquer lugar, basta uma conexão com a internet para acessar seus dados na nuvem. 

Agora que já sabemos qual o conceito desses recursos, vamos analisar porque as empresas estão buscando investir nessa tecnologia.  E quais os benefícios que ela propõe.

Você se identificou como usuário da Cloud Computing? Se sim, já reparou que você não tem custo nenhum com infraestrutura local? Você tem total segurança dos seus dados, caso aconteça uma queda de energia por exemplo, basta você acessar novamente sua nuvem e seus dados vão estar intactos. E você como usuário administra sua conta e acessa ela de qualquer lugar do mundo.

As empresas estão cada vez mais em busca dessa autonomia, a Cloud Computing tem proporcionado trabalho remoto em massa, informação centralizada, redução de custos com infraestrutura, economia de espaço e entre outros benefícios.

A inovação e gestão empresarial estão diretamente ligadas a esse recurso. Segundo uma pesquisa realizada pela IBM, 71% das empresas consideradas líderes de mercado, utilizam Cloud Computing. Essa tecnologia promove competitividade entre as empresas, porque além de conexão remota em uma nuvem, proporciona uma conexão entre pessoas e organizações, tornando seus respectivos usuários líderes de mercado.

O acesso a informação atualmente é algo altamente muito acessível na nossa atualidade, mas disperso.  Já pensou em integrar informações que estão armazenadas em diferentes locais em um único lugar? Quais os benefícios que agregaria as entregas finais das companhias? 

Podemos citar primeiramente a agilidade, quando reunimos uma base de informação em um único lugar, exploramos mais o conhecimento, utilizamos menos tempo em navegação em bases diferentes para buscar conteúdo. Consequentemente melhoramos a comunicação entre pessoas e áreas do negócio, com as barreiras de comunicação quebradas, podemos ter equipes que promovam, projetem, e tenham novos insights que contribuam para novos produtos sejam eles físicos ou não, refletindo no lucro da empresa. Esses são alguns dos resultados em cima da agilidade que a Cloud Computing proporciona.

As organizações conseguem então compartilhar informações em grande escala para seus funcionários, que logo obtém análises mais amplas e fáceis para solucionar de problemas e evoluir com suas produções, se tornando mais especialistas nas suas respectivas áreas de atuação. Uma base ampla de informação provida pela Cloud Computing ocasiona inovação, velocidade aos processos de negócios, dispondo o desenvolvimento e oferta de serviços com mais agilidade.

Cloud Computing é recurso tecnológico que está cada vez mais sólido e presente no mercado de negócios. Empresas que buscam investir nessa tecnologia, estão cada vez mais propensas a serem competitivas por oferecerem maior qualidade e inovação no serviço prestado e remodelam seus investimentos, por uma solução que agrega mais valores ao seu negócio.

Victória Henrique

Graduada em Sistemas de Informação, responsável por ministrar treinamentos no Fluig Academy, fomentar conteúdos na plataforma Fluig e dar suporte a desenvolvedores de aplicativos da Store.



KeyWords:
Cloud Computing – Computação em nuvem
Referências:
Técnologia em Nuvem. Employer, São Paulo, 01 de Março de 2017. Seção (se houver). Disponível em: < https://www.employer.com.br/ >. Acesso em: 07 de Abril de 2020.

Voltar ao topo