PDCA – Melhoria contínua para seu negócio

PDCA – Melhoria contínua para seu negócio

Com a globalização o mercado tem se tornado complexo e exigente, com isso, as organizações precisam se adaptar às mudanças constantes para se manterem competitivas. 

A tecnologia avançada e o mundo estão cada vez mais conectados, as organizações precisam estar atentas às oportunidades e utilizar metodologias para proporcionar otimização de seus processos e entrega de valor ao cliente.

Existem diversas metodologias, que estão apoiando constantemente organizações nesse novo cenário de mercado e agregando no gerenciamento de processos. Umas delas é o PDCA, que aborda uma metodologia de gestão para melhoria contínua de processos por meio de planejamento e medição de resultados.

Mas antes de abordarmos o conceito, vamos entender o que é PDCA. Suas siglas respectivamente significam do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT.

Em português PLANEJAR – FAZER, EXECUTAR – CHECAR, VERIFICAR e AGIR.

O ciclo do PDCA facilita a tomada de decisões, visando garantir o alcance das metas nas organizações de qualquer porte. É um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.

Vamos entender os quatro passos:

O Planejamento: inicia pela análise do processo. É preciso realizar alguns passos para uma análise eficaz, só assim é possível elaborar os procedimentos que irão garantir a execução dos processos.

  • Identifique o problema;
  • Descubra onde e porque ele começa;
  • Planeje as melhorias;
  • Crie um plano de ação.

Fazer, executar: é hora de colocar em prática os procedimentos definidos, envolva as pessoas e execute o plano, porém é necessário nessa etapa envolver pessoas competentes para os procedimentos tenham sucesso.

Checar, verificar: Nesta etapa é preciso analisar se tudo foi executado como planejado e se o resultado esperado realmente ocorreu. Essa verificação deve ser contínua e pode ser realizada de diversas formas como por exemplo: observação, monitoramento e auditorias.

Agir: Durante a checagem verifique se ocorreu tudo certo, em caso positivo, padronize os procedimentos, compartilhe o aprendizado e o problema foi resolvido, porém se algo impediu para que o procedimento fosse executado como planejado, reflita o que pode ser mudado e execute o ciclo PDCA novamente.

O PDCA é um ciclo que todas as etapas precisam ser executadas continuamente para que seja eficaz e proporcione otimização dos processos da organização. Aplicado de forma correta, ele auxilia na identificação de melhorias nos processos, além de priorizar a medição de resultados essenciais e melhor gerenciamento do negócio.

______________________________________________________________________

Paula Lopes
Formada em TI para negócios, amo tecnologia e pessoas.
Atualmente ministro treinamentos da Plataforma Fluig e GoodData para usuários de diversos públicos. Realizo Webinars e Workshops para disseminar conhecimento para o ecossistema Fluig e GoodData. Responsável por  gravação de conteúdos didáticos online para o Portal fluig Academy (http://academy.fluig.com).

Voltar ao topo